Dicas e Curiosidades

Alguém já ouviu falar? e se ouviu sabe o que é Quinoa?...

A Quinoa  é uma planta nativa da Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão indispensável à alimentação e à vida do homem no altiplano andino.
Originária das alturas dos Andes e conservada por quechuas e aymarás, com suas 3.120 variedades, a quinoa pinta o arco-íris nas áreas de cultivo sendo a Bolívia o seu maior produtor mundial.
A Bolívia tem também o maior banco de grãos do mundo. Uma fundação custodia este que é o tesouro herdado dos povos indígenas, que conhecem a quinoa há aproximadamente 10 mil anos e asseguram que, sem ela, a vida humana seria impossível no altiplano.
Um dos principais impulsores da revalorização do consumo da quinoa, Humberto Gandarillas, especialista sobre o assunto "quinoa ou quinua" acreditava que a domesticação da planta na meseta andina tenha de fato uns 10 mil anos. Seu consumo habitual foi comprovado pelos arqueólogos, ao encontrarem quinoa nas ruínas pré-hispânicas.
Após a conquista espanhola, os alimentos autóctones, como a quinoa, o amaranto e a maca, caíram paulatinamente em desuso e foram substituídos pelos grãos consumidos na Europa, como o trigo e a cevada.
Porém, os agricultores andinos conservaram as sementes e continuaram seus cultivos em pequenas parcelas de terra, sabendo da enorme riqueza que encerra a quinoa.
Somente no último terço do século XX, os bolivianos redescobriram o valor do grão. A partir de estudos científicos e do melhoramento de algumas variedades - como a quinoa "sajama" - verificou-se uma grande expansão, tanto do seu cultivo como do seu consumo no país.

Como apareceu no Brasil?

No Brasil, as pesquisas com a quinoa começaram na década de 1980, pela Embrapa, na sua unidade de Brasília, obtendo-se ótimos resultados. Atualmente, agrônomos, engenheiros de alimentos, nutricionistas e outros profissionais pesquisam cada vez mais a quinoa, inclusive procurando adaptá-la ao solo de cerrado brasileiro, principalmente no estado de Mato Grosso. Resultados das pesquisas mostram que o Brasil apresenta um enorme potencial para produzir a quinoa na região central, mais árida - pois a planta não exige muita chuva e pode ser cultivada na entressafra da soja - bem como nas áreas mais altas e frias da região sul.
A quinoa também apresenta um bom resultado como cultura de verão nas entressafras; por ser botanicamente diferente das espécies nativas, é mais resistente às pragas e doenças que ficam nos restos de cultura e plantas espontâneas, diminuindo seu impacto negativo.
Pesquisas feita pelo Departamento de Nutrição da Universidade de São Paulo, em parceria com a Embrapa, comparando a quinoa andina com a produzida aqui, comprovaram um perfil de proteínas de 90% em ambas. A quinoa brasileira contém mais fibras - 13% contra 8,5% da andina. Os resultados indicam grandes semelhanças genéticas com a original, prometendo um futuro promissor para o cultivo no Brasil.
Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 gramas de proteínas || 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. A composição pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem. Novas pesquisas da planta mostram que a mesma tem o poder proteico do leite materno.
A quinoa não contém glúten.
A quinoa pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o milho para biodiesel e o arroz na alimentação.

*Veja algumas receitas de Quinoa em nosso blog, e desfrute você também desta riqueza da natureza que muitos não conheciam.
  



Qual a Diferença em "ATIVIDADE FÍSICA & EXERCÍCIOS FÍSICOS"?

Muitos dizem que são praticantes de atividades físicas outros dizem que são sedentários e que não praticam nenhuma atividade física ou exercício físico, ou também é normal escutar pessoas brincado quando dizem que estão praticando um exercício físico enquanto bebem, pois bem nosso blog esta aqui pra tirar esta diferença e explicar corretamente o que significa.

Bem diariamente estamos fazendo atividade física para ser mais específico na resposta, bem a toda hora estamos fazendo atividade física pois para realizarmos alguma temos que gerar gastos energéticos e é assim que se caracteriza uma atividade física, "Qualquer movimento ou atividade que gere um gasto energético".Ex.: lavar louça, pentear o cabelo, dormir, ficar sentado na frente do computador olhando o orkut, assistindo tv, olhando revista, varrendo a casa.

Todas estas atividades que supere o gasto calórico Basal, ou seja que atinja um gasto energético maior que o usado pelos órgãos já é considerado atividades físicas mais cada uma tem um gasto diferente da outra, ou maior ou menor tudo depende da intensidade e do volume que você faz estas atividades, muitas vezes não podem ser usadas como trabalhos e nem desculpas para perder peso pois seu deficit é muito menor do que o consumo de calorias.

Exercício físicos esta incluído na atividade física, digamos que são da mesma família , só que o exercício  físico são sistematizados porque são prescritos com cargas e são trabalhos mais elaborados e mais específicos a determinado grupo muscular ou a alguma valência física, o exercício físico pode ser usado também para manutenção da saúde tanto física quando mental. 

Podem ser usados para fins estéticos como perca de gordura localizada e perca de peso, lembre-se, tudo em excesso faz mau e pode ao invéz te custar uma humilhação muito grande.